terça-feira, 22 de março de 2011

Lasanha de almôndegas do MasterChef (Lasagne with Pork and Veal Meatballs)


Nas ultimas semanas, ver o programa MasterChef tem sido um prazer do meu fim-de-semana. É divertido e muito informativo ao mesmo tempo. Eu aprendi esta maravilhosa receita no episódio do sábado passado de MasterChef. É óbvio que as almôndegas casam muito bem com o molho de tomate e mozzarella. Acho que a fragrância das cebolas e dos alhos caramelizados é que torna esta lasanha especial.

Eu simplifiquei a receita original, omiti ovos cozidos e batatas cozidos, substitui chalotas com cebolas roxas. Eu troquei algumas ervas com as ervas que eu tinha em casa.

Se não utilizar todas as almôndegas, pode usar as restantes com uma receita de esparguete.

Ingredientes(2-3 pessoas):
200g de carne de porco moída
300g de carne de vitela moída
2/3 copo(cerca de 160ml) de pão ralado
1 ovo
350ml de azeite
500g de cebola picada
500g de tomate maduro pelado e picado
250ml de polpa de tomate
2 raminhos de alecrim
2 raminhos de manjericão
1 e meio de cebola roxa cortada em tamanho de chalota
10 dentes de alho
queijo parmesão ralado
1-2 queijo mozzarella
4 tiras de presunto
folhas de manjericão
folhas de lasanha

1. Para fazer almôndegas, num recipiente misture carne de porco, carne de vitela, pão ralado e ovo, tempere com sal e pimenta preta. Molde bolinhas pequenas. Deixe os almôndegas no frigorífico.


2. Para fazer molho de tomate, refogue cebola em 100ml de azeite cerca de 10 minutos ou até ficar levemente dourada e amolecida. Junte tomate, polpa de tomate, alecrim, manjericão, tape o tacho e coza mais 45-60 minutos em lume brando. Adicione as almôndegas, tape e coza cerca de 30minutos ou até estarem cozidas. Tempere com sal e pimenta.

3. Entretanto, numa panelinha, coloque cebola roxa e 250ml de azeite, coze 1 hora em lume brando. Junte alhos, coze mais 30-60 minutos ou até cebola e alhos ficarem amolecidos. Escorra o excesso de óleo. Salteie cebola e alho numa frigideira em lume forte até ficarem caramelizados.


4. Num tabuleiro regue azeite e salpique com sal, queijo parmesão. Coloque a massa, por cima desta, as almôndegas, bocadinho do molho de tomate, as cebolas roxa, os alhos,o queijo mozzarella, umas folhas de manjericão e prosuntos. Coloque uma folha da massa e repete o mesmo procedimento.

5. Por cima da lasanha, regue com o molho de tomate e queijo parmesão. Cobre com folha de alumínio.

6. Leve o tabuleiro ao forno pre-aquecido a 165°C, coza durante 30-40 minutos, retire a folha de alumínio, coza mais 5 minutos.

Bom apetite!


3 comentários: